domingo, 18 de agosto de 2013

Arritmia cardíaca: irregularidade da pulsação também atinge atletas 
arritmia-cardiaca-irregularidade-da-pulsacao-tambem-atinge-atletas
Arritmia é uma irregularidade da pulsação dos batimentos cardíacos. Pode ocorrer por extrassístoles (diminuição da pulsação abaixo de 60 por minuto nomeada de bradicardia),ou pela aceleração dos batimentos, acima de 100/min que chamamos de taquicardia.

A arritmia pode ser benigna ou não, depende de uma análise cardiológica criteriosa. Pesquisas feitas em milhares de esportistas e atletas no Instituto Dante Pazzanese de SP e no HCor – Hospital do Coração de SP, constatou que 15% deles apresentaram arritmias nos eletrocardiogramas (ECG) iniciais de avaliação, mas que foram consideradas benignas. Na população em geral essa porcentagem não passa de 10% dos que fazem o ECG. Porém, este número tem aumentado. Isso porque foi analisado que quanto mais intensa é a atividade física ou esportiva, mais arritmias são detectadas. As principais causas do quadro em esportistas é alguma doença genética, adquirida por alguma infecção por vírus, por excesso de exercícios físicos geralmente sem orientação profissional ou então o mais tétrico, pelo uso de anabolizantes, energéticos e estimulantes.

Uma arritmia cardíaca pode também ser provocada por desidratação aguda na prática da atividade física, seja por hipertermia (elevação extrema da temperatura corporal) ou mesmo pela perda de sódio do corpo e desregulação do sódio por ingestão de apenas água ao invés de isotônico. Uma arritmia conhecida é a fibrilação ventricular súbita, que é sinônimo de parada cardíaca. Os tratamentos atuais são muito eficientes no tratamento das mais diversas arritmias, vale dizer que o melhor medicamento para um atleta é o que corrige a arritmia, não lhe tira o poder físico da explosão esportiva e não causa doping, diminuindo o risco de uma parada cardíaca. Dispositivos implantáveis debaixo da pele e músculos no tórax são fartamente usados, como os Marca Passos e os Desfibriladores Automáticos Internos (CDI), que salvam vidas e podem permitir, caso a caso, uma vida esportiva ou ativa fisicamente saudável. Por isso, vale a pena buscar sempre que possível a orientação de um cardiologista, e assim, ter uma rotina física saudável e apropriada.

Por Jornalismo Portal EF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário